Como definir o público alvo da sua loja de moda praia

O processo de compra está nas mãos do cliente, sendo assim, sua loja de moda praia deve criar experiências direcionadas e personalizadas para seu público alvo para captar sua atenção entre um mar de marcas e anunciantes.

Quando os marqueteiros têm um entendimento abrangente de seu comprador ideal, podem tomar decisões mais informadas sobre mídia, mensagens e timing. Vamos ver exatamente o que é um público-alvo e os passos que você pode dar para encontrar o público alvo da sua loja de moda praia.

O que é um público-alvo?

A princípio, seu público-alvo se refere ao grupo específico de consumidores mais propensos a querer seu produto ou serviço e, portanto, o grupo de pessoas que devem ver suas campanhas publicitárias.

Sendo assim, o público-alvo pode ser ditado por idade, sexo, renda, localização, interesses ou uma série de outros fatores.

Dependendo do que você vende, seu público-alvo pode ser um nicho ou um público mais amplo.

Por exemplo, se você fosse um vendedor de sapatos, seu público-alvo seria amplo, já que homens, mulheres e crianças usam todos sapatos. Por outro lado, talvez você venda especificamente sapatos de corrida de alto desempenho.

Então, seu público-alvo seria mais nicho – atletas de elite entre 20-40 anos de idade que expressaram interesse em correr, ou correram uma maratona.

De qualquer forma, é importante definir e segmentar seu público-alvo a fim de determinar as mensagens criativas que ressoarão com eles, e identificar os canais que eles preferem.

Exemplos de um público-alvo

O público alvo se concentra sobretudo em torno de um grupo específico de pessoas. Estes podem ser por exemplo, homens, mulheres, adolescentes ou crianças. Eles geralmente compartilham um interesse como gostar de nadar, praia ou piscina.

Os benefícios de conhecer seu público-alvo

Como comerciante, entender seu público-alvo é vital. Estas informações definirão todos os planos e estratégias de marketing que você executar. Por exemplo, veicular um anúncio durante o jornal local pode parecer uma ótima maneira de ser visto pelo maior número de pessoas possível, mas também é caro.

Além disso, apenas um quarto dos telespectadores estariam realmente interessados em seu produto.

Saber que seu público-alvo lê uma determinada publicação ou assiste a um determinado programa significa que seu anúncio será visto por menos pessoas, mas pelas pessoas certas.

Por isso, selecionar a mídia certa é essencial para alcançar o ROI do marketing em seus esforços.

Além de aumentar o ROI, compreender seu mercado alvo lhe permite construir relacionamentos e se comunicar melhor com os consumidores. Você pode desenvolver criatividade que fale com pessoas específicas e desenvolver marcas que coincidam com os interesses e valores daqueles com maior probabilidade de comprar o produto.

Isto é especialmente importante em um momento em que os consumidores esperam que cada anúncio seja personalizado e altamente direcionado. De fato, 80% dos consumidores dizem ter mais probabilidade de fazer negócios com uma marca que oferece interações personalizadas.

Quais são os tipos de públicos-alvo de uma loja de moda praia?

Os públicos-alvo de uma loja de moda praia podem ser segmentados ainda mais em categorias que fazem referência, intenção, localização, interesses e mais. Vamos dar uma olhada em exemplos de maneiras que você pode dividir seu público-alvo:

Interesse

Separar grupos com base em seus vários interesses, incluindo hobbies e preferências de entretenimento. Isto pode ajudá-lo a fazer mensagens altamente personalizadas e orientadas a dados que lhe permitam conectar-se com seu público de maneira significativa que possa ajudar a fidelizar a marca.

Intenção de compra

Definir grupos de pessoas que estão procurando um produto específico, como por exemplo, um maiô estampado. Isto o ajudará a compreender os pontos de dor de seu público para que você possa criar mensagens personalizadas que atendam às suas necessidades.

Subculturas

Subculturas referem-se a grupos de pessoas que compartilham uma experiência comum, tais como gêneros musicais ou fandoms de entretenimento. Sendo assim, ao entender algumas das motivações de seu público-alvo, você pode entender melhor com quem está tentando se conectar.

A diferença entre o público alvo e o mercado alvo

Um mercado-alvo é o conjunto de consumidores que uma empresa planeja vender ou alcançar com atividades de marketing. Um público alvo é o grupo ou segmento dentro desse mercado alvo que está sendo atendido pelos anúncios. Isto torna o público-alvo sobretudo um subconjunto mais específico de um mercado-alvo.

O público alvo pode muitas vezes ser utilizado de forma intercambiável com o mercado alvo, pois é um subconjunto específico do maior grupo de mercado. No entanto, mercado alvo nem sempre significa público alvo.

Entendendo os papéis de seu público-alvo

O Tomador de Decisão: Esta é a pessoa que, em última instância, toma a decisão de compra. Em alguns casos, o tomador de decisão é o mesmo que o apoiador, mas em outros casos eles são diferentes.

Quando diferente, você deve reconhecer isto e enviar anúncios de engrenagens para o tomador de decisão.

O apoiador: O apoiador pode não ter o poder de tomar a decisão, mas terá uma grande influência na compra ou não de um produto.

Por exemplo, uma criança pode não fazer uma compra diretamente, mas se ela quiser algo para o Natal, ela influenciará essa decisão. É por isso que é importante desenvolver mensagens que falem aos consumidores em ambas essas funções.

7 Maneiras de determinar o público-alvo da sua loja de moda praia

Para determinar seu público-alvo, você deve gastar tempo analisando os dados que recebe dos compromissos com o consumidor, avaliando os compradores atuais e as tendências de compra e otimizando à medida que novas informações são reveladas.

Os seguintes passos devem ajudá-lo a realizar seu público-alvo:Analisar sua base de clientes e realizar entrevistas com clientes
Uma das melhores maneiras de determinar quem seu público-alvo é olhar para quem já compra seu produto ou serviço. Quantos anos eles têm, onde moram, quais são seus interesses? Uma boa maneira de aprender isto é através de pesquisas sociais ou de distribuição de clientes.

Conduzir pesquisas de mercado e identificar as tendências da indústria

Veja a pesquisa de mercado para sua indústria para determinar onde há buracos no serviço que seu produto pode preencher. Observe as tendências de produtos similares para ver onde eles estão concentrando esforços e, em seguida, aprimorar ainda mais o valor único de seus produtos.

Analise os concorrentes

Os marqueteiros podem aprender muito olhando para os concorrentes para ver para quem eles estão vendendo normalmente, e como eles fazem isso. Eles estão usando canais online ou offline? Eles estão se concentrando no tomador de decisões ou no apoiador?

Crie Personas

Criar personas é uma ótima maneira de perfurar os segmentos específicos que compõem seu público-alvo. Isto é especialmente útil se você tiver um produto que agrada a uma ampla faixa de consumidores.

Personas permitem que você determine a demografia geral, as personalidades e as necessidades de seus consumidores-alvo.

Sendo asim, as Personas são criadas com base em dados, pesquisas, compromissos digitais e qualquer outro tipo de informação de que os marqueteiros possam tirar para dar uma visão mais completa dos compradores.

Isto pode incluir por exemplo, hobbies favoritos, programas de televisão, publicações, etc. É recomendado que os marqueteiros desenvolvam entre três e cinco personas.

Defina quem não é seu público-alvo

Certamente haverá consumidores que estarão próximos de seu público-alvo, mas que não atuarão no envio de mensagens. Tente ser específico ao determinar quem é e quem não é o seu público.

Suas mulheres demográficas são ou mulheres entre 20 e 40 anos de idade? Saber disso impedirá que suas equipes dediquem propagandas publicitárias a segmentos que não renderão retorno.

Revisar continuamente

À medida que você coleta mais dados e interage com os clientes, você terá uma compreensão cada vez mais precisa de seus públicos-alvo. Com base nestas informações, você deve otimizar e aprimorar constantemente as pessoas para alcançar os melhores resultados.

Use o Google Analytics

Google Analytics oferece amplos dados sobre os usuários que visitam seu site. Estas informações podem ser aproveitadas para determinar os principais insights, tais como de que canais seu público-alvo está vindo ou de que tipo de conteúdo eles estão se engajando e se conectando ao máximo, permitindo que você tome decisões mais orientadas a dados durante o processo de planejamento da mídia.

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