como escolher um biquini de qualidade e mantê-lo bonito!

Escolher um biquini de qualidade pode ser uma tarefa difícil! Afinal, há tantas opções e novas tendências de estilo a cada ano. No entanto, o melhor alternativa para você é aquele que você achar atraente e confortável. Além disso, certifique-se de considerar qualidade, ajuste, cor e estilo ao escolher seu novo biquini.

Além disso, como você vai saber que esse biquini vai resistir ao teste do tempo e dos elementos: sol, sal, protetor solar, areia e cloro?

É muito fácil encontrar biquinis sem qualidade que possuem tecidos ruins, acabamentos ruins e sobretudo estragam muito rápido.

Por isso, tenho certeza que você não quer comprar um biquini assim, mas então como fazer uma escolha inteligente?

Primeiramente, troque a moda descartável por peças de investimento escolhendo biquinis de alta qualidade que continuam ótimos depois de muitas lavagens e verões. 

Por isso, neste artigo você encontrará dicas de como escolher um biquini de qualidade e como lavar as suas peças de forma correta para preservar ainda mais o seu biquini.

Aqui estão as coisas a ter em mente:

Experimente o biquini 

Opte por um biquini que se adapte bem a você acima de tudo. Experimente qualquer tipo de biquini que te agrade, mas não compre um que não lhe caiba bem.

Afinal, o biquini de qualidade deve ser confortável, mas não muito justo em seu corpo. Você também pode optar por algo que lhe dê mais ou menos cobertura, dependendo dos seus gostos pessoais. Por exemplo, se você se sente mais confortável com um biquíni fio dental do que com um biquini maior, então é isso que você deve comprar.

Entretanto, se você não gosta de mostrar tanta pele, escolha algo que ofereça mais cobertura, como um maiô, por exemplo. Se o biquini for muito folgado ou se você tiver dificuldade para respirar, então talvez você queira ir com outra opção.

Mova-se para garantir que ele se mova com você. Por exemplo, ande, agache, faça alguns saltos, e sente-se. Tente uma variedade de movimentos para ter certeza de que o biquini não sairá, se amontoará, ou o mostrará alguma parte indesejada do seu corpo enquanto você se move com ele.

Tecidos e materiais de biquinis 

Ao examinar seu biquíni, você pode dizer apenas pelo toque a qualidade do tecido. Um biquini de má qualidade será feito de material mais fino, barato ou áspero. Desse modo, tecidos de qualidade superior serão mais grossos e macios.

Faça o teste de elasticidade: puxe o tecido em todas as direções e certifique-se de que ele se recupera bem. Verifique também o forro. Os biquinis de má qualidade geralmente são apenas parcialmente forrados ou não são forrados com materiais de qualidade.

Biquinis de qualidade serão totalmente forrados de modo a dar um melhor suporte e fazer com que o biquini dure mais tempo.

Também dê uma olhada nos materiais utilizados no top do maiô: fivelas, ganchos, bojos e arames. Os fechos parecem baratos e se quebram rapidamente ou são construídos para durar? Os bojos são bons e os arames permanecerão no lugar? Sinta o interior das cordas e amarras; os biquinis de qualidade têm cordas reforçadas com elásticos, enquanto os biquinis de baixa qualidade não.

Construção e costura dos biquinis

Ao comprar um biquini examine as costuras e os detalhes do mesmo. Muitas vezes os maiôs de má qualidade têm apenas uma fileira de costura que pode descosturar facilmente. Desse modo, procure por detalhes de dupla costura (ou seja, duas fileiras ao longo das costuras).

Certifique-se de que as costuras não arrebentam quando você as estica. Dê uma olhada em qualquer detalhe costurado como bordados, por exemplo, para ter certeza de que estão costurados de forma sólida e segura.

Nesse sentido, as costuras devem ser perfeitamente retas, sem amontoados, inconsistências ou tortuosidade.

Olhar para o interior da peça do biquini lhe dará uma boa ideia da qualidade. Se houver um forro solto ou se alguma coisa parecer inacabada, o fabricante não foi tão atencioso assim durante o processo de fabricação.

Por isso, um biquini de qualidade terá um aparência perfeita e bonita por dentro e por fora. Todos os acolchoados, arames e detalhes devem ser fixados de forma suave e segura além de serem simétricos.

Cuidado com o biquini durante o uso

Após um dia de mergulho na piscina ou no mar, certifique-se de enxaguar seu biquini em água doce antes de colocá-lo para secar, pois a exposição prolongada ao cloro e água salgada fará com que o tecido se degrade.

Além disso, tenha cuidado ao sentar ou ficar perto de superfícies ásperas. Como por exemplo, concreto, pedras ou superfícies acidentadas ao redor de piscinas. Pois, até mesmo o tecido de melhor qualidade ficará danificado e feio se você não tiver cuidado ao usá-lo.

Por isso, deite uma toalha ou canga primeiro. Tenha cuidado também ao sentar-se em cadeiras de madeira, bancos ou decks, pois farpas podem rasgar seu biquini.

Outra dica é que você reveze o uso de seus biquinis o máximo possível. Afinal, usar o mesmo biquini todos os dias fará com que o elástico se desgaste e exponha o tecido a elementos ásperos.

Bem como, submeter o material do biquini ao desgaste constante do cloro e do sal do mar, por exemplo. E além disso, isto te dá uma grande oportunidade de se expressar com muitos estilos diferentes de biquínis!

Importância dos cuidados com os itens de moda praia

Todo tipo de resíduo é deixado em suas peças de moda praia desde o primeiro dia. Óleos, protetor solar, cloro, sal, areia, entre outros, todos eles podem permanecer em seu biquini, a menos que você o lave.

Se não for limpo de forma correta, seu traje de banho pode parecer velho, o tecido pode mudar de cor e textura e não ficará tão bonito e limpo quanto antes. Ao tratar seu maiô corretamente, você economizará dinheiro a longo prazo por ter uma peça bonita e com aparência de nova.

Sabemos que é super tentador simplesmente atirar seu biquíni na máquina de lavar, mas essa é a maneira mais fácil de esticar o tecido do maiô e fazer com que ele se desfaça mais rápido.

Mesmo no ciclo suave, a agitação pode ser destrutiva para as muitas peças de biquinis, tais como cintas elásticas, bojos em copos e elementos decorativos. Lave à mão seus biquinis com um detergente suave feito para peças delicadas.

Se for absolutamente necessário colocá-los na máquina, pelo menos coloque-os em uma bolsa de malha e use água fria e o ciclo dos delicados. Nunca, jamais coloque seus biquinis na secadora e passe suas peças de moda praia no ferro de passar roupa.

Quando lavar o biquini?

Recomenda-se a lavagem de seus biquinis e maiôs após cada uso. Mesmo sem os fatores adicionais de protetor solar, água e exercício – seu corpo está produzindo de forma contínua óleos e suor que acabam sujando o tecido.

De acordo com Jessica Zinna, Phd, cientista sênior da Tide, uma pessoa média pode produzir 1 litro de suor, 10 gramas de sal, 40 gramas de óleo e 2 bilhões de células de pele em um ciclo de 24 horas. Isto exige uma limpeza adequada de seu traje de banho mesmo que você não entre na água com ele.

Como lavar o biquini da forma certa?

Embora você possa adorar jogar suas peças de moda praia em uma lavadora e secadora, dê um descanso a essas máquinas quando se trata de cuidar de seus biquinis e maiôs.

A maioria dos especialistas recomenda lavar essas peças na mão e secar ao ar livre sempre que possível para preservar e cuidar melhor do tecido dessas peças.

Verifique primeiro nas etiquetas de cuidado para qualquer instrução e orientação específica de lavagem

Lave seu biquini em água fria para preservar o tecido com o detergente de sua escolha. Alguns detergentes funcionam melhor em água fria, que possui enzimas e surfactantes específicos para a temperatura mais fria.

Seque seu biquini ao ar livre para evitar estiramento e manter a forma por pelo menos 24 horas.

Porém, você está lutando para obter tecidos limpos ou sem odores? A água quente pode ser um grande substituto para o segundo passo. A temperatura mais quente limpa melhor o tecido e ajuda a controlar o odor. Porém, não ultrapasse a temperatura da etiqueta do biquini. Normalmente, a temperatura máxima é entre 30 e 40 graus.

Cloro e outras substâncias que matam a cor

O cloro, comumente encontrado em piscinas para mantê-las livres de bactérias nocivas, é o inimigo número 1 dos trajes de banho. Ele faz com que as cores desbotem e se alimentam do tecido, especialmente dos sintéticos e do poliéster. E, como a maioria dos maiôs femininos contém spandex ou Lycra®, o cloro também pode danificar a elasticidade.

Outras causas comuns de danos nos maiôs incluem protetor solar, desodorante, transpiração, óleos corporais, até mesmo o sol e a areia. Mas lavados da maneira correta, seus biquinis podem manter sua forma e suas tonalidades coloridas para que você pareça melhor à beira da piscina durante todo o verão.

É fácil cuidar bem dos seus biquinis, mas há alguns truques para fazê-lo corretamente.

Como lavar biquini na mão

Para obter os melhores resultados, os biquinis femininos normalmente devem ser lavados à mão. O passo mais importante é enxaguar os biquinis logo após o uso e depois lavá-los assim que chegar em casa.

Para lavar o biquini  na mão, siga estes passos:

  • Encha uma pia ou tigela com água fria.
  • Acrescente sabão suave para as roupas, não use sabão com água sanitária ou cloro pois isso pode gerar desbotamento das peças.
  • Deixe os biquinis de molho por 15 minutos, depois esfregue suavemente para eliminar qualquer sujeira e produtos químicos.
  • Tire o biquini de molho e comece a lavar em água corrente até que a peça fique limpa.
  • Enrole – não torça – seu traje de banho sobre uma toalha para remover o excesso de água.
  • Coloque o biquini para secar em um varal plano.
  • Não pendure-o, pois a água da piscina no tecido pode causar estiramento permanente.

Se você não quiser lavar o biquini na mão ou se você precisar lavar seu biquini em uma máquina de lavar, siga estes passos:

  • Coloque o biquini em um saco de roupa de rede para evitar que as correias fiquem presas.
  • Use um detergente suave, sem alvejante.
  • Lave em água fria no ciclo suave ou delicado junto com um par de toalhas ou outras peças delicadas para evitar a agitação excessiva.
  • Quando a lavagem tiver terminado, coloque em um varal plano para secar.

Lavagem de peças masculinas como sungas

As peças masculinas não têm os mesmos elásticos que os femininos, portanto, normalmente podem ser lavados na máquina de lavar roupa. Porém, verifique a etiqueta para ter certeza de que é lavável na máquina de lavar roupa. Se não for, lave-o à mão.

Caso a peça possa ser lavada na máquina, use água fria e o ciclo suave, usando um detergente sem alvejante.

Quando o ciclo de lavagem estiver completo, enrole firmemente as sungas ou bermidas para remover qualquer excesso de água, e depois coloque em um varal plano para secar.

Remoção de manchas de protetor solar

A melhor defesa contra manchas de protetor solar é deixar sua pele absorver o protetor solar antes de vestir seu biquini. No entanto, se você manchar o biquini com protetor solar, bicarbonato de sódio ou vinagre pode ser capaz de tirar a mancha.

Método do bicarbonato de sódio: Polvilhe uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixe agir uma ou duas horas e depois lave.

Método do vinagre: Mergulhe a mancha em uma solução de uma parte de vinagre e três partes de água. Você também pode aplicar vinagre branco diretamente sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave.

Seguindo estes simples passos, você manterá seus biquinis prontos para a praia durante todo o verão.

Divirta-se ao sol! 

Quer mais dicas? Não deixe de conferir nossos outros posts.

Leia também: Onde comprar biquini online

10 dicas para férias na praia perfeita!

O biquíni ideal para cada tipo de corpo